Metodologia de Gestão e Desenvolvimento e Análise de de Software - MGDA

É uma metodologia que tem como objetivo definir o fluxo de trabalho, passo-a-passo, para gerenciar demanda de desenvolvimento ou manutenção de software, artefatos obrigatórios ou opcionais de acordo com o tipo de demanda e marcos de avaliação da qualidade do produto de trabalho.

Portanto, não tem objetivo de estabelecer como construir um software, pois define apenas os passos que devem ser seguidos e os produtos esperados para acompanhamento, monitoramento e controle do trabalho.

Dessa forma, não deve ser vista como um processo de desenvolvimento de produtos de software. Aspectos específicos de como construir software, como testar, como implantar e também quais padrões de qualidade de produto, são definidos em documentos complementares e adotados de acordo com o tipo de demanda associada.

Essa metodologia deve ser seguida tanto por equipes internas quanto por empresas contratadas para desenvolvimento de software.

Para saber mais veja o tópico: MGDA - Informações Complementares.

Metodologia de Gestão de Desenvolvimento de SoftwareVisualize o processo

Artefatos

ArtefatoDescrição
Documento de Visão do produtoDocumento de Visão do produto

PAPÉIS

Os papeis principais do MGDA-TCE são derivados do Scrum, sendo aqueles diretamente relacionados à execução dos processos, compostos por: área de TI, área requisitante, Fábrica de Software. Os papeis são:

PapelDescrição
Responsável pelo produto (Product Owner) Pessoa da área de negócio, preferencialmente quem solicita a demanda, com missão de garantir que a solução agregue valor ao negócio. Deve estar comprometido com o projeto sendo responsável por manter o Backlog do Produto, priorizar, ajustar, aceitar ou rejeitar formalmente as funcionalidades.
Responsável pela equipe (Scrum Master) Pessoa da área de TI que gerencia o projeto, remove impedimentos ao andamento do projeto, facilita resultados. Garante a colaboração de todos os envolvidos sendo um escudo contra interferências externas.
Equipe (Team)Conjunto de pessoas que executam as atividades de desenvolvimento, manutenção, testes, documentação, implantação de solução de TI.
TCE-GO Representa o Tribunal de Contas do Estado de Goiás, proprietária dos processos aqui descritos, contratante de serviços de construção de software, e atua como entidade que utiliza sistemas de informação para cumprir sua missão institucional.
Fábrica de Software Entidade externa ou interna responsável pela prestação de serviços de desenvolvimento, manutenção, testes, documentação, implantação de solução de TI.
Área de negócioSetores do TCE-GO que demandarão desenvolvimento de software. São os fornecedores de requisitos dos Sistemas.
PresidênciaPrincipal patrocinador dos projetos de TI. Sem o apoio do patrocinador, os projetos não são viáveis.
Gerente de ProjetosPessoa responsável pela planejar, executar e monitorar projetos dentro da organização.
  • pres/gerti/processos_de_ti/mgda.txt
  • Última modificação: 26/12/2017 16:55
  • por maugusto