Essa é uma revisão anterior do documento!
Documento Visão - TCE Organizacional
Estrutura do Documento
Introdução: Com este documento, a intenção é em descrever o resultado do trabalho de: coleta, análise e definições das necessidades para o desenvolvimento do novo sistema de Gestão e Controle de Estrutura Organizacional do Estado, mantido pelo TCE-GO, que chamaremos aqui de GORG(seguindo o padrão dos sistemas do TCE-GO). O resultado deste trabalho é apresentar, em um nível mais alto, a descrição das regras de negócio e do que se espera como resultado para este sistema. Ainda, este documento tem o foco nos recursos necessários para suprir as necessidades de utilização, que diz respeito a experiência dos usuários e no motivo de tais necessidades. Maiores detalhes de como o sistema deverá funcionar, serão explicadas neste e em outros documentos anexados neste Doc. Visão.
Objetivo: Este projeto existe para descrever as ideias de como o sistema de Gestão de Estrutura Organizacional deverá funcionar. Tais ideias foram baseadas na análise do das funções do Cadastro Geral(GCAD) onde se cadastra os Setores Internos e Setores Externos. Além dessa análise, este projeto teve como base as solicitações de melhoria e as necessidades indicadas pelos PO's do projeto. Sendo assim, como resultado deste documento, espera-se ter a descrição, em alto nível, a situação atual, escopo do produto, do projeto e o o resultado esperado.
Escopo: O escopo deste projeto é tratar as seguintes necessidades:
- Na análise do produto atual e na solicitação dos POs do projeto, foi considerado que para atender o escopo do produto é preciso:
1. Construir um novo módulo de Gestão e Controle de Estrutura Organizacional com recurso suficiente para substituir o atual sistema de cadastro de setores internos/externos;
2. Possibilitar Construir Estrutura Organizacional composta por unidades organizacionais;
3. Possibilitar Modificar Estrutura Organizacional;
4. Registrar Alterações feitas na Estrutura Organizacional;
5. Manter a rastreabilidade de Estrutura Organizacional;
6. Possibilitar consumo das informações ATUAIS de Estrutura Organizacional por outros sistemas;
7. Possibilitar consumo das informações HISTÓRICAS de Estrutura Organizacional por outros sistemas;
8. Atender às regras de negócio do GCAD.
- Para atender o escopo do projeto é preciso:
1. Atuar, primeiramente, no desenvolvimento da solução de registro de histórico;
2. Desenvolver o requisito e escopo o projeto de forma acelerada;
Linguagem: Atualmente desenvolvido em ASP.NET.
Banco de Dados: Oracle
Ambiente de produção: Não se aplica.
Usuários:
- Servidores do TCE-GO;
- Sistemas satélites(TCE-GO) e sistemas externos.
Data de entrada em produção: <DESCREVER>
Gerente: <DESCREVER>
Conectividade/ IMPACTO em outros sistemas: Existe uma conectividade alta com outros sistemas e este é um ponto de atenção para o projeto. Abaixo, segue uma lista com os sistemas catalogados e que, poderá sofrer algum tipo de impacto:
1. Artigo 30;
2. Help Desk;
3. Informa;
4. Ponto;
5. GPRO/ Estação Digital;
6. GRAD;
7. GREG;
8. GREH;
9. GROL;
10. SEI - Sistema Externo;
11. TCE-Net;
12. Transporte;
13. Manutenção;
14. Plenário;
15. GCAD;
16. GMAP.
OBS.: O GRAC é impactado pelas informações de setores interno e externos; porém, não faz parte dessa lista por não ser um sistema que está em uso no TCE-GO. Portanto, o tratamento de impacto para este sistema está fora deste escopo.
Informações básicas do Projeto
| Dados da demanda | ||
|---|---|---|
| Área de Negócio | Responsável | Data da solicitação |
| GER-TI | Marcelo Augusto- Gerente de TI | 11/06/2018 |
| GER-TI | Licardino Siqueira - Chefe de Sistemas | 11/06/2018 |
| GER-TI | Arlindo Cavalcante - Gerente de Projetos | 11/06/2018 |
| Dono do processo | ||
|---|---|---|
| Área de Negócio | Responsável | Data da definição |
| GER-TI | Licardino - Chefe de Sistemas | 11/06/2018 |
| Gerente de Projeto - Área de TI |
|---|
| Responsável |
| Fase 1 - <DEFINIR GP> |
Alinhamento Estratégico
O projeto foi idealizado para ser dividido em fases, o que chamaremos aqui de ondas. A ideia de dividir o projeto foi para realizar as definições de layout, identidade visual e usabilidade, uma vez que serão únicas para toda a plataforma, no primeiro momento. Assim, os demais portais poderão seguir a estrutura definida e uniformizar suas páginas e serviços. A divisão será da seguinte forma:
1º Onda: Atuar nas páginas e serviços* do site do TCE-GO, com as seguintes ações:
- Definir e construir a nova Identidade Visual;
- Definir e construir a nova usabilidade;
- Definir e construir serviços de acessibilidade;
- Definir e construir novos acessos para redes sociais;
- Definir e implantar estratégia para administração do conteúdo do site;
- Definir e construir funções de autoatendimento e ajuda para o site.
*considerar o que está dentro e fora do escopo na listagem descrita no documento Visão de sua respectiva Onda.
2º Onda: Atuar no portal específico da área de Ouvidoria e Transparência, com as seguintes ações:
- Adotar as definições da primeira onda para seu portal;
- Redefinir os serviços existentes.
- Estudar novos serviços/ funções para o portal.
3º Onda: Atuar no portal específico da área de Controle Interno, com as seguintes ações:
- Adotar as definições da primeira onda para seu portal;
- Redefinir os serviços existentes.
- Estudar novos serviços/ funções para o portal.
OBS.: As atividades para a área de Controle de Irregularidades estão inseridas na segunda e terceira onda.
4º Onda: Atuar no Portal do Planejamento, com as seguintes ações:
- Adotar as definições da primeira onda para seu portal;
- Redefinir os serviços existentes para ofertá-los com uma linguagem simples e com fácil acesso;
- Estudar novos serviços/ funções para o portal.
5º Onda: Atuar nos portais: Diário Eletrônico de Contas, Consulta de Decisões e Instituto Leopoldo de Bulhões , com as seguintes ações:
- Adotar as definições da primeira onda para seu portal;
- Redefinir as páginas e serviços existentes para proporcionar uma melhor experiência ao usuário;
- Estudar novos serviços/ funções para o portal.
6º Onda: Atuar no Portal de Acesso à Informações, com as seguintes ações:
- Adotar as definições da primeira onda para seu portal;
- Redefinir as páginas existentes para exibir as informações de todo o TCE-GO;
- Estudar novos serviços/ funções para o portal.
7º Onda: Atuar no Portal do Jurisdicionado, com as seguintes ações:
- Adotar as definições da primeira onda para seu portal;
- Redefinir os serviços existentes para fazer dele, um portal com informações e funções, exclusivamente, destinadas ao Jurisdicionado;
- Estudar novos serviços/ funções para o portal.
8º Onda: Atuar nos portais do: Coral, Corregedoria, Ministério Público de Contas e TI , com as seguintes ações:
- Adotar as definições da primeira onda para seu portal;
- Redefinir as páginas e serviços existentes para proporcionar uma melhor experiência ao usuário;
- Estudar novos serviços/ funções para o portal.
Descrição do projeto e atividades para acompanhamento:
* A56.01 - Garantir continuidade ao negócio através da manutenção e evolução de sistemas diversos
* A56.01-PRJ02 - Manutenções de Sistemas
* Levantamento de requisitos para a reformulação dos sites do TCE
Breve descrição do projeto
Este projeto de reformulação é motivado pela necessidade de alcançar uma maior abrangência de acesso no site do TCE-GO; tornando-o mais acessível ao ponto de ser uma porta de entrada para assuntos públicos e de interesse do usuário. Em outras palavras, essa maior abrangência se resume na necessidade de proporcionar acesso mais facilitado aos usuários e, com isso, obter maior adesão e acessos ao site; fazendo dele uma referência na busca por informações pela comunidade usuária, sempre dentro do conceito “web para todos”.
De acordo com a metodologia de desenvolvimento adotada pelo TCE-GO, abaixo está o ciclo de vida deste projeto:
Concepção: estudo de viabilidade, definição dos objetivos, elaboração de premissas, restrições, definição de escopo e macro cronograma (Ex.: mapa das funções do produto atual, documento de visão e documento de escopo).
Análise: pesquisa com usuários e stakeholders, avaliação de custos<se houver>, análise de negócio e avaliação técnica.
Projeto: Especificações do: requisitos, projeto de interface, arquitetura de software, banco de dados, desenvolvimento e caso de testes.
Desenvolvimento: Elucidação de requisitos, prototipação, codificação, execução do plano de teste, emissão de relatório de teste, relatório de não-conformidade e correção(quando houver).
Fechamento: elaboração do help do produto, Implantação/ produção e relatório final.
Artefatos do escopo do projeto
Abaixo está a lista de documentos de cada fase do ciclo de vida deste projeto:
| Documentos da fase de Concepção | data criação | responsável |
|---|---|---|
| Documento de Visão do Projeto → TCE-GO - Documento de Visão do Projeto - Reformulação do site | 13/06/2017 | Elzo Faleiro |
| Mapa do site - Mind Map Model → https://www.goconqr.com/pt-BR/p/9318381-Levantamento-de-p-ginas-e-fun--es---Site-TCE-GO-mind_maps | 13/06/2017 | Elzo Faleiro |
| Documentos da fase de Análise | data criação | responsável |
|---|---|---|
| Onda 1 - Páginas, Serviços e Comunicação | ||
| Documento de Visão da Onda 1 → TCE-GO - Documento de Visão - Onda 1 | Data | Elzo Faleiro |
| Documento de escopo-Onda 1 → TCE-GO - DET- Documento de Especificação Técnica - Reformulação do Site - Onda 1 | 29/06/2017 | Elzo Faleiro |
| WBS do projeto-Onda 1 - Páginas, Serviços e Comunicação → tce-go-wbs_reformulacao_do_site-onda1_v1.jpg | 06/07/2017 | Elzo Faleiro |
| Onda 2 - Transparência e Ouvidoria | ||
| Documento de Visão da Onda 2 → TCE-GO - Documento de Visão - Onda 2 | Data | Elzo Faleiro |
| Documento de escopo-Onda 2 → TCE-GO - DET- Documento de Especificação Técnica - Reformulação do Site - Onda 2 | 29/08/2017 | Elzo Faleiro |
| Onda 3 - Controle Interno | ||
| Documento de Visão da Onda 3 → <Link> | Data | Elzo Faleiro |
| Documento de escopo-Onda 3 → <Link> | Data | Elzo Faleiro |
| Onda 4 - Portal do Planejamento | ||
| Documento de Visão da Onda 4 → <Link> | Data | Elzo Faleiro |
| Documento de escopo-Onda 4 → <Link> | Data | Elzo Faleiro |
| Onda 5 - Diário eletrônico de Cotas, Consulta de Decisões e Instituto Leopoldo de Bulhões | ||
| Documento de Visão da Onda 5 → <Link> | Data | Elzo Faleiro |
| Documento de escopo-Onda 5 → <Link> | Data | Elzo Faleiro |
| Onda 6 - Portal de Acesso a Informações | ||
| Documento de Visão da Onda 6 → <Link> | Data | Elzo Faleiro |
| Documento de escopo-Onda 6 → <Link> | Data | Elzo Faleiro |
| Onda 7 - Portal do Jurisdicionado | ||
| Documento de Visão da Onda 7 → <Link> | Data | Elzo Faleiro |
| Documento de escopo-Onda 7 → <Link> | Data | Elzo Faleiro |
| Onda 8 - Coral, Corregedoria, Ministério Público de Contas e TI | ||
| Documento de Visão da Onda 8 → <Link> | Data | Elzo Faleiro |
| Documento de escopo-Onda 8 → <Link> | Data | Elzo Faleiro |
| Documentos da fase de Projeto | data criação | responsável |
|---|---|---|
| Os documentos de escopo da sprint 1 a 6 não foram considerados como artefatos válidos. Passou a ser um documento utilizado no controle do projeto desde o momento em que a equipe de Goiânia assumiu o projeto integralmente. | - | Elzo Faleiro |
| Escopo da sprint 6 → tce-go-declaracao_do_escopo_do_projeto_sprint6.docx | 01/03/2018 | Elzo Faleiro |
| Documentos da fase de Desenvolvimento | data criação | responsável |
|---|---|---|
| Manual de Instalação Liferay TCE-GO → documento_de_arquitetura_dos_ambientes_de_portal_tce-_go.docx | 09/04/2017 | Kaio Piterson-CAST-BSB |
| Registro de problemas com construção do Tema no Liferay → erros_de_aplicacao_do_frontend_no_tema_do_luferay.docx | 10/11/2017 | Jadson Dorneles |
| Documentos da fase de Fechamento | data criação | responsável |
|---|---|---|
| Em elaboração | - | - |
| Outros Documentos | data criação | responsável |
|---|---|---|
| Em elaboração | - | - |
Subprojetos
- Não possui.