PROCESSO DE GESTÃO DE DEMANDAS

O que é o processo de gestão de demandas?

Para o TCE-GO, um “chamado” é qualquer solicitação de serviço de TI realizada na Central de Serviços, como por exemplo, solicitação de mudança de local de um computador ou solicitação de instalação de um novo software.

Uma Demanda de TI é toda solicitação de um Projeto de TI que tratará do desenvolvimento, manutenção ou aquisição de uma solução ou serviço de TI. Todas as demandas de TI aprovadas devem constar do Portfólio de Projetos de TI e devem estar alinhadas a alguma necessidade estratégica definida no PDTI. Entretanto, considerando que uma instituição não é estática e que necessidades podem surgir a todo momento, faz-se necessário acompanhar e monitorar essas novas demandas.

Para isso, está sendo definido este processo que permite às áreas de negócio do TCE-GO solicitar o atendimento de novas demandas. Para cada uma delas a GER-TI irá dar um tratamento especial e incluí-las no Portfólio de Projetos de acordo com a priorização que alcança o atendimento de toda a organização.

A solicitação de uma nova demanda de TI, ocorre da seguinte maneira:

1. Preencher documento de solicitação de demanda (DEM) em conformidade com artefato disponibilizado abaixo;

2. Acessar o Helpdesk da TI e abrir uma Ordem de Serviço (OS) do tipo Nova demanda de TI, anexando o DEM preenchido à OS;

Para maiores detalhes da solicitação, acessar o processo abaixo e visualizar a atividade Enviar solicitação de demanda de TI.

Visualizar o Processo

Processo de Gestão de demandasVisualize o processo

Artefatos

ArtefatoDescrição
dem.docDEM- Solicitação de demanda
avd.xlsxAVD- Avaliação de demanda

PAPÉIS

PapelDescrição
Áreas de Negócio do TCE-GO Conjunto de pessoas coesas com domínio sobre determinada área de conhecimento do negócio do TCE-GO.
Gerência de Tecnologia da Informação Departamento que compõe a estrutura formal do organograma do TCE-GO, responsável pela gestão de ativos de tecnologia da informação e pela implementação, planejamento, execução, monitoramento e melhoria contínua dos Serviços de TI.
Serviços de TI Departamentos que compõem a estrutura formal do organograma do TCE-GO na execução de atividades no nível operacional, representado pelo Serviço de Sistemas de Informação e Serviço de Suporte Técnico.
Analista de requisitos Profissional da área de tecnologia da informação responsável pela coleta, análise, especificação, documentação e gerenciamento de requisitos da Área de Negócio do TCE-GO.
Presidência do TCE-GO Presidência do TCE-GO

QR Code
QR Code PROCESSO DE GESTÃO DE DEMANDAS (generated for current page)