pres:gerti:manuais:manual_de_operacao_informa

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
pres:gerti:manuais:manual_de_operacao_informa [30/06/2016 12:26] – [TELA INICIAL] bholiveirapres:gerti:manuais:manual_de_operacao_informa [10/12/2018 18:13] (atual) – [Tabela de Unidades de Medidas] lsiqueira
Linha 1: Linha 1:
-====== Manual de operações do sistema Informa ======+====== INFORMA - Cadastro de Licitações ======
  
 ===== INTRODUÇÃO ===== ===== INTRODUÇÃO =====
Linha 12: Linha 12:
 A tela inicial do sistema apresenta a categoria de informações que o usuário tem acesso e permite cadastrar novas informações e gerenciar dados inseridos anteriormente. A tabela abaixo apresenta uma visão geral das funcionalidades apresentadas. A tela inicial do sistema apresenta a categoria de informações que o usuário tem acesso e permite cadastrar novas informações e gerenciar dados inseridos anteriormente. A tabela abaixo apresenta uma visão geral das funcionalidades apresentadas.
  
- {{:pres:gerti:manuais:capturar3.png?200|}}**Figura 1 - Tela inicial do sistema**+ {{:pres:gerti:manuais:capturar3.png?1200|}} 
 + 
 +**Figura 1 - Tela inicial do sistema**
  
  
Linha 27: Linha 29:
 | 10 | Esta opção permite visualizar os dados cadastrados do formulário. | | 10 | Esta opção permite visualizar os dados cadastrados do formulário. |
 | 11 | Esta opção permite realizar uma retificação de informações já enviadas ao TCE. | | 11 | Esta opção permite realizar uma retificação de informações já enviadas ao TCE. |
 +| 12 | Esta opção permite imprimir o recibo de informações já enviadas ao TCE. |
 +
 **Tabela 1 -- Ações apresentadas ao usuário** **Tabela 1 -- Ações apresentadas ao usuário**
  
Linha 33: Linha 37:
 O usuário deve iniciar o cadastramento de informações pelos formulários principais da Categoria Licitação Resolução 005/2015. Estes formulários são o Edital de Licitação e a Dispensa/Inexigibilidade de Licitação. Para acessar a tela da figura 2, o usuário deve clicar na opção 4 da figura 1. No Botão: {{ :pres:gerti:manuais:inserir.png |}} O usuário deve iniciar o cadastramento de informações pelos formulários principais da Categoria Licitação Resolução 005/2015. Estes formulários são o Edital de Licitação e a Dispensa/Inexigibilidade de Licitação. Para acessar a tela da figura 2, o usuário deve clicar na opção 4 da figura 1. No Botão: {{ :pres:gerti:manuais:inserir.png |}}
  
-{{ :pres:gerti:manuais:novainformacao.jpg |}}**Figura 2  - Nova informação**+{{ :pres:gerti:manuais:novainformacao.jpg |}}**Figura 2  - Nova informação**
  
 Ao escolher o formulário desejado, o sistema irá apresentar a tela de cadastramento das informações. O sistema INFORMA possui características similares em todos os formulários de cadastramento do sistema para facilitar a interação do usuário com o sistema. Estas características são: Ao escolher o formulário desejado, o sistema irá apresentar a tela de cadastramento das informações. O sistema INFORMA possui características similares em todos os formulários de cadastramento do sistema para facilitar a interação do usuário com o sistema. Estas características são:
  
-  *          Autoexplicativo; +  *          Autoexplicativo; 
-  *          Informações subdivididas em seções; +  *          Informações subdivididas em seções; 
-  *          Tipos de campo padronizados.+  *          Tipos de campo padronizados.
  
-O formulário é autoexplicativo por haver uma “Ajuda”, representada pelo símbolo '?', disponibilizada em cada campo de entrada dos dados, que descreve as informações esperadas.+O formulário é autoexplicativo por haver uma “Ajuda”, representada pelo símbolo '?', disponibilizada em cada campo de entrada dos dados, que descreve as informações esperadas.
  
 Quanto às seções, o sistema organiza as informações seccionadas (buscando inteligibilidade), que podem ser fixas, listas ou arquivos, sendo que a primeira recebe um único valor para cada campo, a segunda aceita uma lista de valores para os campos e a última recebe diversos arquivos no assunto da seção. **Ver Figura 3**. Quanto às seções, o sistema organiza as informações seccionadas (buscando inteligibilidade), que podem ser fixas, listas ou arquivos, sendo que a primeira recebe um único valor para cada campo, a segunda aceita uma lista de valores para os campos e a última recebe diversos arquivos no assunto da seção. **Ver Figura 3**.
Linha 47: Linha 51:
 Os campos apresentados na tela podem corresponder aos tipos: Os campos apresentados na tela podem corresponder aos tipos:
  
-  *          Texto: Campo de texto livre; +  *          Texto: Campo de texto livre; 
-  *          Valor monetário: valor financeiro, percentual, valor decimal; +  *          Valor monetário: valor financeiro, percentual, valor decimal; 
-  *          Lista de valores: Campos que possui uma lista de valores fixo, por exemplo: Tipo de licitação: Maior lance, melhor técnica, menor preço, oferta, técnica e preço; +  *          Lista de valores: Campos que possui uma lista de valores fixo, por exemplo: Tipo de licitação: Maior lance, melhor técnica, menor preço, oferta, técnica e preço; 
-  *          Valor lógico: quando sim/não é esperado para um campo; +  *          Valor lógico: quando sim/não é esperado para um campo; 
-  *          Data; +  *          Data; 
-  *          Hora; +  *          Hora; 
-  *          Arquivo: permite a inclusão de um arquivo na informação.+  *          Arquivo: permite a inclusão de um arquivo na informação.
  
 Todos os campos que possuam um sinal de asterisco %%(*%%) são de preenchimento obrigatório. Sendo que o sistema permitirá ao usuário salvar parcialmente os dados de um formulário, mas no momento de enviar a informação ao TCE, será realizada a validação dos dados preenchidos e os campos obrigatórios deverão conter valores. Todos os campos que possuam um sinal de asterisco %%(*%%) são de preenchimento obrigatório. Sendo que o sistema permitirá ao usuário salvar parcialmente os dados de um formulário, mas no momento de enviar a informação ao TCE, será realizada a validação dos dados preenchidos e os campos obrigatórios deverão conter valores.
Linha 72: Linha 76:
     -  Observação: Neste caso do exemplo a planilha contém apenas os dados correspondentes a licitações em geral. Para Obras deve-se acrescer os campos Vr. Unit. (mão de obra), Código, Planilha de referência.{{:pres:gerti:manuais:criando_csv.png|}}     -  Observação: Neste caso do exemplo a planilha contém apenas os dados correspondentes a licitações em geral. Para Obras deve-se acrescer os campos Vr. Unit. (mão de obra), Código, Planilha de referência.{{:pres:gerti:manuais:criando_csv.png|}}
     - Na descrição dos produtos e serviços não use o carácter ponto e vírgula (;) no meio do texto, pois isso acarretará em erro na importação.     - Na descrição dos produtos e serviços não use o carácter ponto e vírgula (;) no meio do texto, pois isso acarretará em erro na importação.
-  -  Procedimento para salvar uma Planilha eletrônica como CSV.+  -  Procedimento para salvar uma Planilha eletrônica como CSV (No LibreOffice).
     - Acesse o menu Salvar como e na janela de opções informe o tipo CSV, logo após clique em Salvar     - Acesse o menu Salvar como e na janela de opções informe o tipo CSV, logo após clique em Salvar
     - Na tela de alerta seleciona opção “Utilizar o formato Texto CSV”     - Na tela de alerta seleciona opção “Utilizar o formato Texto CSV”
     - Na tela de opções marque os dados conforme a figura abaixo:     - Na tela de opções marque os dados conforme a figura abaixo:
     - {{:pres:gerti:manuais:exportar_csv.png?600|}}     - {{:pres:gerti:manuais:exportar_csv.png?600|}}
 +  - Caso esteja utilizando o Microsoft Excel, basta clicar em salvar como, e depois escolher a opção do tipo de arquivo: CSV (separado por vírgulas). 
   - O arquivo salvo com o tipo CSV está pronto para ser importado no sistema informa.    - O arquivo salvo com o tipo CSV está pronto para ser importado no sistema informa. 
  
Linha 83: Linha 88:
   * Arquivo CSV   * Arquivo CSV
  
-** Observações**+** Observações**
  
-a)      Todos os campos deverão ser separados pelo caractere ‘;’ (ponto e vírgula).+a)      Todos os campos deverão ser separados pelo caractere ‘;’ (ponto e vírgula).
  
-b)      Caso queira deixar um campo em branco, basta não digitar nada. Mas o mesmo deve ser separado por ‘;’.+b)      Caso queira deixar um campo em branco, basta não digitar nada. Mas o mesmo deve ser separado por ‘;’.
  
-c)       As unidades de medidas deverão ser cadastradas por códigos, como os especificados abaixo:+c)       As unidades de medidas deverão ser cadastradas por códigos, como os especificados abaixo:
  
 {{ :pres:gerti:manuais:itenslistavalores.png |}} {{ :pres:gerti:manuais:itenslistavalores.png |}}
Linha 99: Linha 104:
 **Figura 6 -- Tela de validação de dados do arquivo csv.** **Figura 6 -- Tela de validação de dados do arquivo csv.**
  
-Uma tela para seleção de arquivos armazenados no computador será exibida e o usuário deverá escolher o arquivo apropriado.  Após o arquivo ser escolhido, ele será validado pelo sistema e caso não esteja no formato correto, uma mensagem de erro será exibida indicando o problema ou a linha que não está de acordo com o formato esperado.+Uma tela para seleção de arquivos armazenados no computador será exibida e o usuário deverá escolher o arquivo apropriado.  Após o arquivo ser escolhido, ele será validado pelo sistema e caso não esteja no formato correto, uma mensagem de erro será exibida indicando o problema ou a linha que não está de acordo com o formato esperado.
  
 {{ :pres:gerti:manuais:erroimportarlista.png |}} {{ :pres:gerti:manuais:erroimportarlista.png |}}
-**Figura 7  - Erro de unidade de medida.**+**Figura 7  - Erro de unidade de medida.**
  
-No exemplo de arquivo .csv da **figura 4**, a primeira linha apresenta um código de unidade de medida inválido, o número  1. Assim, o sistema apresentou a mensagem de erro acima.\\ Caso a validação ocorra corretamente, o sistema irá inserir os itens automaticamente na tabela. O resultado pode ser visto abaixo:+No exemplo de arquivo .csv da **figura 4**, a primeira linha apresenta um código de unidade de medida inválido, o número  1. Assim, o sistema apresentou a mensagem de erro acima.\\ Caso a validação ocorra corretamente, o sistema irá inserir os itens automaticamente na tabela. O resultado pode ser visto abaixo:
  
 {{ :pres:gerti:manuais:resultadoimportarcsv.png |}} {{ :pres:gerti:manuais:resultadoimportarcsv.png |}}
 **Figura 8 -- Resultado da importação de um arquivo .cvs** **Figura 8 -- Resultado da importação de um arquivo .cvs**
  
-==== Tabela de Unidades de Medidas  ==== +==== Tabela de Unidades de Medidas  ==== 
-^ **Unidade de Medida** ^ **Código** ^ **Descrição** ^ +^ **Unidade de Medida** ^ **Código** ^  
-| ARE - ARE | 3444 | +| ARE - ARE | 3444 | 
-| BAR - BARRA | 3428 | +| BAR - BARRA | 3428 | 
-| BB - BOBINA | 3513 | +| BB - BOBINA | 3513 | 
-| CAIXA - CAIXA | 3486 | | +| CAIXA - CAIXA | 3486 | 
-| CJ - CONJUNTO | 3429 | +| CEN - CENTO | 3529
-| CM - CENTÍMETRO | 3432 | +| CJ - CONJUNTO | 3429 | 
-| CM2 - CENTÍMETRO QUADRADO | 3431 | +| CM - CENTÍMETRO | 3432 | 
-| CM3 - CENTÍMETRO CÚBICO | 3430 | | +| CM2 - CENTÍMETRO QUADRADO | 3431 | 
-| CX - CAIXA | 3511 | +| CM3 - CENTÍMETRO CÚBICO | 3430 | 
-| DZ - DÚZIA | 3510 | +| DZ - DÚZIA | 3510 | 
-| FR - FRASCO | 3508 | +| FR - FRASCO | 3508 | 
-| G - GRAMA | 3434 | +| G - GRAMA | 3434 | 
-| GL - GALÃO | 3477 | +| GL - GALÃO | 3477 | 
-| H - HORA | 3433 | +| H - HORA | 3433 | 
-| HA - HECTARE | 3446 | +| HA - HECTARE | 3446 | 
-| HH - HOMEM-HORA | 3478 | +| HH - HOMEM-HORA | 3478 | 
-| JG - JOGO | 3479 | +| JG - JOGO | 3479 | 
-| KG - QUILOGRAMAS | 3393 | +| KG - QUILOGRAMAS | 3393 | 
-| KM - QUILÔMETRO | 3437 | +| KM - QUILÔMETRO | 3437 | 
-| KWH - KILOWATT-HORA | 3447 | +| KWH - KILOWATT-HORA | 3447 | 
-| L - LITRO | 3435 | +| L - LITRO | 3435 | 
-| LATA - LATA | 3480 | +| LATA - LATA | 3480 | 
-| M - METRO | 3390 | +| M - METRO | 3390 | 
-| MÊS - MÊS | 3418 | | +| MÊS - MÊS | 3418 | 
-| ML - MILILITRO | 3438 | | +|       MIN -   MINUTO  |       3552    
-| MUDA - MUDA | 3481 | +| ML - MILILITRO | 3438 | 
-| M2 - METRO QUADRADO | 3391 | +| MIL - MILHEIRO | 3530
-| M3 - METRO CÚBICO | 3392 | +| MUDA - MUDA | 3481 | 
-| M3KM - METRO CÚBICO VEZES KM | 3436 | +| M2 - METRO QUADRADO | 3391 | 
-| OUTRA - OUTRA | 3448 | +| M3 - METRO CÚBICO | 3392 | 
-| PAR - PAR | 3439 | +| M3KM - METRO CÚBICO VEZES KM | 3436 | 
-| PC - PACOTE | 3509 | +| OUTRA - OUTRA | 3448 | 
-| PÇ - PEÇA | 3389 | | +| PAR - PAR | 3439 | 
-| PR - PAR | 3440 | +| PC - PACOTE | 3509 | 
-| REF - REFEIÇÃO | 3484 | +| PÇ - PEÇA | 3389 | 
-| ROLO - ROLO | 3482 | +| REF - REFEIÇÃO | 3484 | 
-| RS - RESMA | 3512 | +| ROLO - ROLO | 3482 | 
-| SACO - SACO | 3483 | +| RS - RESMA | 3512 | 
-| SER - SERVIÇO | 3499 | +| SACO - SACO | 3483 | 
-| T - TONELADA | 3442 | | +| SER - SERVIÇO | 3499 | 
-| TB - TUBO | 3528 | +| T - TONELADA | 3442 | 
-| TKM - TONELADA VEZES KM | 3443 | +| TAM - TAMBOR | 3531
-| UN - UNIDADE | 3388 | +| TB - TUBO | 3528 | 
-| VG - VIAGEM | 3485 | +| TKM - TONELADA VEZES KM | 3443 | 
-==== Tabela de Planilhas de Referência  ====+| UN - UNIDADE | 3388 | 
 +| VG - VIAGEM | 3485 | 
 +==== Tabela de Planilhas de Referência  ====
  
 Em algumas importações de planilhas de obras, será necessário informar a planilha de referência. Tal como acontece nas unidades de medidas, o sistema só reconhece os códigos das planilhas de referência. Seguem os códigos abaixo: Em algumas importações de planilhas de obras, será necessário informar a planilha de referência. Tal como acontece nas unidades de medidas, o sistema só reconhece os códigos das planilhas de referência. Seguem os códigos abaixo:
Linha 170: Linha 177:
 |3459| TJGO| |3459| TJGO|
  
 +==== Tabela de Categorias da Seção Informações do BDI - ENGENHARIA  ====
 +
 +Em algumas importações de planilhas de obras, será necessário informar a categoria. Tal como acontece nas unidades de medidas, o sistema só reconhece os códigos das planilhas de referência. Seguem os códigos abaixo:
 +
 +^ **Código** ^ **Descrição** ^
 +|3462|BDI DIFERENCIADO (OUTROS)|
 +|3463|ELABORAÇÃO DE PROJETOS E ENGENHARIA CONSULTIVA|
 +|3464|MATERIAL BETUMINOSO|
 +|3465|FISCALIZAÇÃO, SUPERVISÃO OU GERENCIAMENTO|
 +|3466|EQUIPAMENTOS ESPECIAIS|
 +|3467|OBRAS E SERVIÇOS DE EDIFICAÇÕES|
 +|3468|OBRAS E SERVIÇOS DE LINHA DE TRANSMISSÃO/DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA|
 +|3469|OBRAS E SERVIÇOS RODOVIÁRIOS|
 +|3470|OBRAS E SERVIÇOS HÍDRICOS - IRRIGAÇÃO, BARRAGEM E CANAL|
 +|3471|OBRAS E SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL|
 +|3472|OBRAS E SERVIÇOS AEROPORTUÁRIOS - TERMINAL|
 +|3473|OBRAS E SERVIÇOS AEROPORTUÁRIOS - PÁTIO E PISTA|
 +|3474|OBRAS E SERVIÇOS PORTUÁRIOS - DERROCAMENTO E DRAGAGEM|
 +|3475|OBRAS E SERVIÇOS PORTUÁRIOS - ESTRUTURA PORTUÁRIA|
 +|3476|OBRAS E SERVIÇOS FERROVIÁRIOS|
 +
 +==== Tabela de Valores da Seção: "O participante é Micro empresa ou Empresa de pequeno porte, nos termos da Lei Complementar nº 123/06?"  ====
 +Seguem os códigos abaixo:
 +
 +^ **Código** ^ **Descrição** ^
 +|0|NÃO|
 +|1|SIM|
 +
 +==== Tabela de Valores da Seção: O contratado/favorecido é Micro empresa ou Empresa de pequeno porte, nos termos da Lei Complementar nº 123/06?"  ====
 +Seguem os códigos abaixo:
 +
 +^ **Código** ^ **Descrição** ^
 +|1|SIM - PARCIALMENTE|
 +|2|SIM - INTEGRALMENTE|
 +|3|NÃO|
  
 ===== CADASTRAR INFORMAÇÃO DO FORMULÁRIO RELACIONADO ===== ===== CADASTRAR INFORMAÇÃO DO FORMULÁRIO RELACIONADO =====
  
  
-O sistema INFORMA permite que cada formulário principal possua diversos outros relacionados. Essa característica funcional permite uma aderência do sistema às informações quanto a fases, temporalidade ou mesmo para dividir melhor as informações em grupos específicos. Quando o usuário clicar na opção  **9**   **da figura 1**, o sistema apresentará uma tela suspensa com as opções de formulários relacionados como na **figura 9**.    +O sistema INFORMA permite que cada formulário principal possua diversos outros relacionados. Essa característica funcional permite uma aderência do sistema às informações quanto a fases, temporalidade ou mesmo para dividir melhor as informações em grupos específicos. Quando o usuário clicar na opção  **9**   **da figura 1**, o sistema apresentará uma tela suspensa com as opções de formulários relacionados como na **figura 9**.    
  
 {{ :pres:gerti:manuais:formulariosrelacionados.jpg |}} {{ :pres:gerti:manuais:formulariosrelacionados.jpg |}}
Linha 201: Linha 243:
 **Tabela 2 -- Formulários principais e relacionados** **Tabela 2 -- Formulários principais e relacionados**
  
- As telas dos formulários relacionados seguem as características apresentadas anteriormente.+ As telas dos formulários relacionados seguem as características apresentadas anteriormente.
  
 ===== ENVIAR INFORMAÇÕES===== ===== ENVIAR INFORMAÇÕES=====
  
  
-As informações cadastradas pelos Jurisdicionados possuem a situação “Em elaboração” ou “Enviada”. Estas situações definem o momento em que a informação ainda está na posse do Jurisdicionado ou quando foi enviada ao TCE-GO. Enquanto o Jurisdicionado estiver em posse da informação, por exemplo, o cadastro de um Edital de licitação, pode-se alterar os dados do registro ou até mesmo excluir o cadastro. O sistema permite que o cadastro de informações parciais seja salvo através do botão **Gravar** situado no final da página das páginas de cadastro de informações. Quando o usuário clicar neste botão o sistema executará validações de tipos de dados, e caso haja algum problema, o sistema apresentará mensagens de erro para que o usuário efetue as correções necessárias. Caso o formulário esteja correto, o sistema gravará o formulário, permitindo que o usuário retome seu preenchimento num outro momento.+As informações cadastradas pelos Jurisdicionados possuem a situação “Em elaboração” ou “Enviada”. Estas situações definem o momento em que a informação ainda está na posse do Jurisdicionado ou quando foi enviada ao TCE-GO. Enquanto o Jurisdicionado estiver em posse da informação, por exemplo, o cadastro de um Edital de licitação, pode-se alterar os dados do registro ou até mesmo excluir o cadastro. O sistema permite que o cadastro de informações parciais seja salvo através do botão **Gravar** situado no final da página das páginas de cadastro de informações. Quando o usuário clicar neste botão o sistema executará validações de tipos de dados, e caso haja algum problema, o sistema apresentará mensagens de erro para que o usuário efetue as correções necessárias. Caso o formulário esteja correto, o sistema gravará o formulário, permitindo que o usuário retome seu preenchimento num outro momento.
  
-No momento que o Jurisdicionado tiver finalizado todo o cadastramento da informação, deverá enviá-la ao Tribunal. Sendo que, a partir desta situação uma alteração de cadastramento será somente por meio da funcionalidade de retificação de dados. Para o envio da informação, clicar no botão  **Enviar**  situado no final da página das páginas de cadastro de informações.+No momento que o Jurisdicionado tiver finalizado todo o cadastramento da informação, deverá enviá-la ao Tribunal. Sendo que, a partir desta situação uma alteração de cadastramento será somente por meio da funcionalidade de retificação de dados. Para o envio da informação, clicar no botão  **Enviar**  situado no final da página das páginas de cadastro de informações.
  
 Quando o usuário apertar o botão Enviar, todas as validações nos campos obrigatórios serão executadas, e caso haja algum problema, o sistema apresentará mensagens de erro para que o usuário efetue as correções necessárias. Quando o usuário apertar o botão Enviar, todas as validações nos campos obrigatórios serão executadas, e caso haja algum problema, o sistema apresentará mensagens de erro para que o usuário efetue as correções necessárias.
Linha 219: Linha 261:
  
  
-Caso algum dado seja inserido incorretamente ou haver a publicação de errata, as informações cadastradas pelos Jurisdicionados que possuem a situação “Enviada” podem ser retificadas.  Para realizar tal ação, basta o usuário clicar na opção  **11** (“Retificar”) da **figura 1**. A tela da **figura 10** será exibida, mostrando uma lista das retificações que já foram inseridas e um botão para inserir uma nova retificação.+Caso algum dado seja inserido incorretamente ou haver a publicação de errata, as informações cadastradas pelos Jurisdicionados que possuem a situação “Enviada” podem ser retificadas.  Para realizar tal ação, basta o usuário clicar na opção  **11** (“Retificar”) da **figura 1**. A tela da **figura 10** será exibida, mostrando uma lista das retificações que já foram inseridas e um botão para inserir uma nova retificação.
  
 {{ :pres:gerti:manuais:retificacao.png |}} {{ :pres:gerti:manuais:retificacao.png |}}
Linha 225: Linha 267:
  
  
-Ao clicar no botão **inserir**, o usuário deverá escolher em uma lista qual informação ele deseja retificar. Para abrir o formulário com as informações a serem retificadas, o usuário deverá clicar no **botão 1** da **figura 12.**+Ao clicar no botão **inserir**, o usuário deverá escolher em uma lista qual informação ele deseja retificar. Para abrir o formulário com as informações a serem retificadas, o usuário deverá clicar no **botão 1** da **figura 12.**
  
 {{ :pres:gerti:manuais:escolheretificacao.png |}} {{ :pres:gerti:manuais:escolheretificacao.png |}}
 **Figura 12 -- Selecione a Informação a ser Retificada.** **Figura 12 -- Selecione a Informação a ser Retificada.**
  
-  Ao clicar no **Botão 1** o formulário com as informações enviadas será carregado, e nele será permitido que o  usuário faça alterações nos campos desejados.  **E quando a alteração for motivada pela publicação de uma Errata de informações já enviadas, deverá, também, serem preenchidos os campos da seção de Errata.** Quando todas as informações retificadas forem alteradas, o usuário deverá clicar no botão **“Salvar”**.+  Ao clicar no **Botão 1** o formulário com as informações enviadas será carregado, e nele será permitido que o  usuário faça alterações nos campos desejados.  **E quando a alteração for motivada pela publicação de uma Errata de informações já enviadas, deverá, também, serem preenchidos os campos da seção de Errata.** Quando todas as informações retificadas forem alteradas, o usuário deverá clicar no botão **“Salvar”**.
  
-Ao salvar, o sistema mostrará a lista de retificações de informação, tal como na **imagem 6**. A retificação recém-inserida terá o status de //“Em Elaboração”.// Enquanto o status da informação a ser retificada for //“Em Elaboração”,// o usuário poderá clicar no ícone(lápis) para reabrir a edição da retificação.+Ao salvar, o sistema mostrará a lista de retificações de informação, tal como na **imagem 6**. A retificação recém-inserida terá o status de //“Em Elaboração”.// Enquanto o status da informação a ser retificada for //“Em Elaboração”,// o usuário poderá clicar no ícone(lápis) para reabrir a edição da retificação.
  
 A retificação precisará ser enviada através do ícone de enviar, representado pelo ícone avião de papel, para ela possa ser analisada pelo TCE-GO. Logo após a análise pelo TCE-GO, a retificação poderá ser aprovada ou reprovada. Caso aprovada, as informações retificadas substituirão as originais enviadas anteriormente. Caso a retificação seja reprovada, as informações originais permanecerão a produzir efeitos e a retificação será descartada. A retificação precisará ser enviada através do ícone de enviar, representado pelo ícone avião de papel, para ela possa ser analisada pelo TCE-GO. Logo após a análise pelo TCE-GO, a retificação poderá ser aprovada ou reprovada. Caso aprovada, as informações retificadas substituirão as originais enviadas anteriormente. Caso a retificação seja reprovada, as informações originais permanecerão a produzir efeitos e a retificação será descartada.
  • pres/gerti/manuais/manual_de_operacao_informa.1467289600.txt.gz
  • Última modificação: 30/06/2016 12:26
  • por bholiveira